A clonagem de veículo é um crime infelizmente muito comum no Brasil, trazendo uma grande dor de cabeça para as vítimas, como prejuízos financeiros pela desvalorização do veículo, pagamentos de multas e perda da CNH por pontuação.
Por isso tudo, é importante no momento da compra de veículos usados agir cautelosamente, fique atento a propostas tentadoras, faça uma pesquisa no órgão de trânsito onde o veículo está registrado, antes de efetuar o pagamento peça para ver o original do CRV (Certificado de Registro Veicular), verifique se os números gravados nos vidros coincidem com a numeração do chassi, realize inspeções profissionais (custam de R$ 100,00 a R$ 200,00).
Mas caso não tenha tido os cuidados necessários e tomou conhecimento que seu veículo foi clonado, o que você deve fazer:
Providencie o quanto antes um boletim de ocorrência (BO), está será sua salvaguarda caso a placa tenha sido utilizada na pratica de crimes. Deixe a documentação do veículo toda em ordem (certificado de licenciamento e registro veicular), assim como recibos e contrato da loja ou pessoa de quem comprou o veículo, fotos do veículo também ajudam, isso será importantíssimo no andamento do inquérito policial que irá verificar se você é a vítima e na emissão de laudo de carro falso.
Com o boletim de ocorrência (BO), dirija-se ao Detran de seu estado para comunicar a existência do veículo clonado. Em alguns casos o Detran pode requerer que o veículo seja submetido a uma vistoria, e posteriormente troque as placas e emita novos documentos (neste caso será necessário o recolhimento das taxas cabíveis).
Trata-se de um processo demorado, por vezes é necessário recorrer à justiça caso o problema persista, com nosso assessoramento administrativo e jurídico podemos viabilizar uma melhor solução.